NOTÍCIAS

Benefícios extracontraceptivos do anticoncepcional hormonal oral

Olá!

Do efeito contraceptivo que a pílula anticoncepcional (ACHO) possui todo mundo já sabe, mas hoje vamos chamar atenção para 4 efeitos benéficos extracontraceptivos que o uso da pílula combinada (estrogênio + progestagênios) pode trazer:

????CONTROLE DE SANGRAMENTO:

  • O uso de ACHO permite o tratamento e a melhora significativa de sangramentos uterinos anormais que podem estar presentes em patologias comuns, como a adenomiose;
  • Além disso, eles diminuem as alterações nos ciclos menstruais, regularizando assim o ciclo menstrual e possuindo grande eficácia na diminuição de sppottings (escapes).

????REDUÇÃO DOS SINTOMAS DO PERÍODO MENSTRUAL:

  • O uso de ACHO, como comentamos, promove a regularidade do ciclo menstrual; o que cursa em muitas mulheres com a diminuição do período menstrual, da cólica, dos sintomas pré-menstruais e também da pele oleosa/acneica.

????ATUAÇÃO SOBRE A MASSA ÓSSEA:

  • A osteoclastogênese (formação óssea) é dependente de estrogênio. O hormônio atua sobre o sistema que a nível ósseo estimula a produção das células responsáveis pela formação óssea, ou seja, sem estrogênio não há estímulo para a produção das células responsáveis pela manutenção e construção óssea;
  • O ACHO tem importante papel nesse sentido durante a perimenopausa, já que é essa deficiência de estrogênio que faz com que as mulheres menopausadas sejam até 8X mais propensas a osteoporose do que homens.

????REDUÇÃO DE NEOPLASIAS DE OVÁRIO E ENDOMÉTRIO:

  • Usuárias de ACHO têm redução significativa no risco relativo (inerente a qualquer mulher) de câncer de ovário e endométrio (tempo de uso dependente);
  • Redução do risco relativo de mais de 50% para câncer de ovário em relação às não usuárias (pela supressão da ovulação);
  • É responsável também pela redução de risco entre mulheres de alto e baixo risco para esses cânceres (por possuírem mutação no gene BRCA).

⚠️ Apesar desses benefícios, vale lembrarmos que há critérios de elegibilidade criados pela OMS para o uso do ACHO. Seu uso deve ser orientado pela/pelo ginecologista e ao surgirem efeitos colaterais (como náuseas, dores de cabeça, etc) você deve consulta-la (o).

Para conferir esse post no Instagram “Descomplica Gineco” clique aqui.

Esse post foi escrito pela acadêmica de medicina Najila Sandrin com orientação da Dra. Kadija Rahal.

Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir