Olá!
Hoje vamos conversar sobre os Contraceptivos Reversíveis de Longa Ação (Duração), do inglês, LARCs.
No mercado, atualmente, existem 5 possibilidades de dispositivos com essa finalidade: DIU de Cobre, DIU de Cobre e Prata, SIU Mirena, Implanon (implante subcutâneo) e, a novidade do ano de 2020, o SIU Kyleena.
Apesar de pertencerem a uma mesma categoria e terem finalidades semelhantes, cada um desses dispositivos possui características específicas. Por isso, não existe o melhor método dentre os demais, existe o método mais adequado para você e suas necessidades, que podem inclusive mudar ao longo da vida!
É importante comentarmos dessa individualidade, o método que funciona para a sua amiga, pode não ser o ideal para você! Tenha sempre um diálogo aberto e continuo com o/a seu(sua) médico(a) ginecologista.
De maneira geral, os LARCs tem uma eficácia superior a 99% na contracepção e uma meia vida que varia de 3 à 12 anos (dependendo do tipo de LARC).
O SIU Mirena, SIU Kyleena e o Implanon são métodos hormonais. Importante reforçar que tanto esses métodos hormonais quanto o DIU de Cobre ou DIU de Cobre e Prata, não fornecem proteção contra ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
????O objetivo desse post é lhe mostrar as diferentes opções de Contraceptivos Reversíveis de Longa Ação e a importância da individualidade envolvida na escolha do seu método contraceptivo.
Para ver um vídeo comparativo entre o DIU hormonal e não hormonal clique no link abaixo:
Para conferir o vídeo no Instagram “Descomplica Gineco” clique aqui.
Esse post foi escrito pela acadêmica de medicina Najila Sandrin com orientação da Dra. Kadija Rahal.