Olá!
29/01 é o Dia Nacional da Visibilidade Trans, mas afinal, o que é uma pessoa trans?
Primeiramente precisamos entender alguns termos:

????????Identidade de gênero: É como a pessoa se reconhece! Mulher, homem ou nenhuma dessas formas (não-binário). Para algumas pessoas, essa identidade corresponde ao sexo biológico, ditas pessoas cisgênero. Para outras, não, essas então são as pessoas transgênero.
????????Orientação sexual: Faz referência à sexualidade da pessoa e a quem ela sente atração afetivo-sexual. A orientação sexual não é necessariamente relacionada com o gênero. Uma pessoa pode ser heterossexual, homossexual, bissexual,…
????????Sexo biológico: É a classificação como homem, mulher ou intersexual, com base na genitália de nascença.
????????Expressão de gênero: É a maneira como cada indivíduo expressa a sua identidade de gênero, através do nome, roupas, comportamentos, …
???? O termo TRANS, portanto, cabe a uma pessoa que não se identifica com o sexo biológico; referindo-se a todas as pessoas com identidades trans: transexuais, travestis, pessoas não binárias, …
⚠️Importante reforçarmos que os termos acima são independentes entre si e a maneira como cada um vai se reconhecer, relacionar e expressar-se é individual. Inclusive a opção ou não de se fazer a terapia hormonal e/ou a cirurgia de afirmação de gênero.
???????? A data é celebrada desde 2004, com o lançamento de uma campanha do Ministério da Saúde que visava incluir travestis e transexuais nos espaços públicos. Optamos pelo termo celebrar e não comemorar pois, conforme divulgado pelo “Dossiê de assassinatos e violência contra travestis e transexuais brasileiras em 2020”, divulgado ANTRA, o Brasil é pelo 12º ano consecutivo o país que mais mata pessoas trans no mundo. Dessa forma, a celebração da data não diminui o orgulho da causa mas também reforça a necessidade de consciência sobre o tema.
“No que a minha existência fere a sua?”
Esse post foi escrito pela acadêmica de medicina Najila Sandrin com orientação da Dra. Kadija Rahal.
A convite da Rede Trans Brasil participamos de um dos blocos de entrevista para celebrar o Dia Nacional da Visibilidade Trans. Para conferir o vídeo no Instagram “Descomplica Gineco” clique aqui.

