Olá!
Nesse post falaremos sobre a obra “As Três Idades da Mulher”, do artista austríaco Gustav Klimt, pintada no ano 1905, hoje em exposição na Galleria Nazionale d’Arte Moderna, em Roma (????????).
Neste quadro de Klimt está retratada uma temática frequentemente exposta em suas obras, o ciclo da vida. Embora muitos achem, numa primeira vista e pelo nome do quadro, que se trate da representação de três gerações de uma mesma família, num olhar mais atento pode-se perceber que a intenção de Gustav era retratar uma mesma mulher em suas diferentes idades.

Chama atenção ao olhar que a mulher idosa é retratada de perfil, escondendo o rosto com os cabelos, pele tipicamente mais flácida e veias de mãos e pés fortemente marcadas. Perceba também a diferença de luz utilizada pelo pintor, parece que a criança e a jovem estão envoltas sobre um mesmo manto, iluminadas.
Diferentemente dos corpos nus retratados na época, a obra não tem qualquer tom de sensualidade, os olhos fechados da jovem e a criança cobrindo seu corpo contribuem para uma visão não erotizada do corpo da mulher, embora a mesma possua todos os atributos estéticos retratados na época.
Vale a reflexão trazida com a análise da obra sobre a autoaceitação, o respeito as diferentes fases da vida e aos corpos que com elas naturalmente mudam.
Aproveitamos para trazer outras obras do pintor Gustav Klimt:


???? Gostaríamos de deixar a sugestão do filme “A Dama Dourada”, uma história verídica sobre o quadro “Retrato de Adele Bloch Bauer I”.
Para conferir esse post no Instagram “Descomplica Gineco” clique aqui.
Esse post foi escrito pela acadêmica de medicina Najila Sandrin com orientação da Dra. Kadija Rahal.

