NOTÍCIAS

Como encarar a menopausa

A tão temida menopausa. Essa fase natural da vida de todas as mulheres é cercada de tabus, meias verdades e muitos receios. Terei calorão? Não terei calorão? Vou dormir mal? Perderei a libido? Não perderei a libido? Vai acabar minha fertilidade? E por aí vai…

Primeiramente, o que toda mulher precisa saber é que a menopausa não é uma escolha. Todas nós enfrentaremos esse processo, algumas mais cedo, outras mais tarde. Entretanto, como você vai passar por essa fase, é sim uma escolha.

Sintomas da menopausa

Na verdade o termo menopausa significa a data da última menstruação, após a ausência de 12 ciclos menstruais. Porém popularmente utiliza-se o termo menopausa para se referir ao período do climatério, que é o período de transição entre a fase fértil e a fase de senilidade, que ocorre entre os 40 e 65 anos.

É importante destacar que o quadro sintomático é individualizado, nem todas as mulheres terão os mesmos sintomas e nem na mesma intensidade. 

Os sintomas mais comuns do climatério/menopausa são:

Lidando com os sintomas do climatério/menopausa

O primeiro passo é nunca deixa de fazer o acompanhamento ginecológico de rotina. O auxílio do especialista é fundamental para a identificação precoce dos primeiros sintomas e a correta orientação.

Hoje em dia, a medicina está bem avançada e existem inúmeras técnicas, medicamentos e terapias que podem ser indicadas, para a mulher passar com tranquilidade e qualidade de vida esta fase de transição.

Dicas de prevenção

O estilo de vida da mulher influencia diretamente na maneira pela qual ela passará a fase do climatério. Por isso, algumas orientações médicas ajudam prevenir ou minimizar os sintomas.

Praticar atividades físicas

Ajuda tanto no fortalecimento físico como a reduzir a perda óssea e na prevenção do ganho de peso que pode ocorrer na menopausa.

Fazer exercícios de fortalecimento da musculatura pélvica

Exercícios como o de Kegel.

Dormir bem

Criar bons hábitos de sono.

Prática regular do sexo

Aumenta a circulação de sangue na vagina e ajuda na prevenção da perda de lubrificação natural dessa área.

Procurar um médico ginecologista

Realize todos os exames e consultas de rotina.

Manter uma alimentação saudável

Tenha uma alimentação leve, saudável e balanceada.

Hidratar-se

Beba muita água durante todo o dia.

Manter as amizades em dia

É isso mesmo. Não deixe de exercitar a mente e a ter grupos de amizades, isso é importante para o pleno funcionamento cerebral.

Vamos cuidar da sua saúde e melhorar a qualidade de vida? Agende agora mesmo a sua consulta!

Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir