Olá!
Esse post irá responder três dúvidas frequentes a respeito da Ginecologia, confira:
⏳ Com quantos anos deve ser a primeira consulta com o ginecologista?
A principio, a primeira consulta com o ginecologista deve ser marcada após a menarca. Porém, se você tem mais de 15 anos e ainda não teve a primeira menstruação ou se, antes da menarca, o (a) pediatra sentir necessidade de um acompanhamento específico diante do desenvolvimento dos carácteres sexuais da criança (mama, pilificação), uma consulta com o (a) ginecologista deve ser marcada.
????Quais as etapas de uma consulta ginecológica?
O primeiro item é a anamnese, seguida do exame das mamas, inspeção pélvica, inspeção vaginal, testes do ácido acético (procura por lesões sugestivas de HPV) e teste de Schiller ( avaliar se há suspeita de displasia) e toque vaginal. Nem todas as consultas envolverão todas essas etapas, depende principalmente da queixa da paciente e idade, mas esses são os passos do exame completo, bem como avaliação da altura, peso, pressão arterial e demais dados vitais.
???? Com que frequência devo ir ao ginecologista?
A partir da primeira menstruação, o ideal é que as consultas aconteçam pelo menos uma vez ao ano, para que se possa conversar sobre queixas específicas, métodos contraceptivos e etc. Havendo a necessidade, como comentado anteriormente, as consultas devem iniciar antes; uma vez iniciada as consultas, o espaçamento entre elas deve ser o preconizado pelo (a) ginecologista. Diante da necessidade de situações especiais como alguma patologia, climatério, gravidez, o acompanhamento pode se tornar mais frequente. O importante é o diálogo aberto e contínuo entre você e seu/sua ginecologista.
Esse post foi escrito pela acadêmica de medicina Najila Sandrin com orientação da Dra. Kadija Rahal.