NOTÍCIAS

Doces durante a SPM: por que queremos?

Olá!

Você sabe porque há alteração do comportamento alimentar durante a Síndrome Pré-Menstrual? Vamos entender!

????????‍♀️  Logo após a ovulação se inicia a 2ª fase do ciclo menstrual, nela há a diminuição do estrogênio e aumento de progesterona. Essa mudança hormonal pode ser acompanhada de: Alterações na pele (acne); Retenção de líquido; Oscilação de humor; Mudança no comportamento alimentar (apetite, tamanho das refeições e compulsão por determinados alimentos); …

⚡️Durante essa fase do ciclo menstrual, a serotonina, responsável pela sensação de bem-estar, pode estar baixa. Para “compensar”, a ingesta de alimentos como carboidratos e gorduras estimulam a produção de uma das matérias- primas da serotonina, o triptofano.

???? Ou seja, durante a fase pré-menstrual a serotonina está em baixa, bem como o estrogênio, e a progesterona está em alta, sendo os responsáveis pelos sintomas da SPM. Quando comemos doces e outros alimentos ricos em carboidratos estimulamos nosso corpo a produzir o triptofano, reponsável pela produção de serotonina e consequente sensação de prazer e bem-estar, melhorando alguns dos sintomas da SPM, como irritabilidade, depressão e ansiedade.

Esse post foi escrito pela acadêmica de medicina Najila Sandrin com orientação da Dra. Kadija Rahal.

Em outro post, trouxemos dicas da nutricionista Melissa Santos sobre  Alimentação X Síndrome Pré-Menstrual, clique para conferir!

 

Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir