Olá!
Março é o Mês de Conscientização Mundial sobre a Endometriose, vamos entender melhor a doença?
????????♀️O que é endometriose?
É uma doença crônica e inflamatória, dependente de estrogênio, ocorrendo, portanto, durante a fase reprodutiva da mulher. Caracteriza-se pela presença de células da camada interna do útero (endométrio) em outros locais do organismo.
????????No Brasil, há 6,5 milhões de mulheres diagnosticadas com endometriose. Estatisticamente, a doença acomete cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva, sendo que em mulheres com histórico de infertilidade essa porcentagem sobe para 30%.
???? De etiologia ainda não totalmente esclarecida, acredita-se que a endometriose seja uma doença multifatorial, sendo a predisposição genética e imunológica duas teorias bem aceitas, já que é comum acometer mulheres da mesma família.
⚡️Quais são os sintomas mais frequentes?
- Cólicas fortes no período menstrual ou ovulatório;
- Dor durante a relação sexual;
- Dor para urinar ou evacuar no período menstrual;
- Sensação de inchaço abdominal no período menstrual;
- Infertilidade.
???? Diagnóstico:
Diante da suspeita clínica, o exame ginecológico é o primeiro passo para o diagnóstico, bem como o auxílio de exames de imagem e laboratoriais. Porém, o diagnóstico definitivo é a biópsia.
???? Tratamento:
Depende da idade da paciente, desejo de gestar, sintomas, tamanho da lesão… a decisão é tomada em conjunto entre médico e paciente, respeitando essas situações citadas, podendo ser tratamento medicamentoso e/ou cirúrgico.
⏳Importante comentarmos que a endometriose é uma doença crônica que regride espontaneamente com a menopausa, já que há diminuição da produção de estrogênio.
Esse post foi escrito pela acadêmica de medicina Najila Sandrin com orientação da Dra. Kadija Rahal.
Para conferir esse post no Instagram “Descomplica Gineco” clique aqui.