Olá!
A infertilidade é uma condição presente em 15% a 20% dos casais heterossexuais. Comumente ela é uma questão atrelada à saúde feminina, mas os fatores masculinos chegam a representar mais de 30% das causas. Abordaremos nesse post, então os aspectos masculinos da infertilidade.
Algumas das principais causas de infertilidade masculina são:
???????? Alterações anatômicas, tais como varicoceles e criptorquidias não tratadas corretamente;
???????? Inflamação ou infecção testicular, causadas por exemplo por: caxumba; orquite (infecção no testículo); prostatite (infecção na próstata); algumas ISTs (HIV e gonorreia);
???????? Problemas no trajeto pelo qual esperma passa;
???????? Alterações hormonais e produção inadequada do esperma;
???????? Câncer (tanto pelo tumor quanto pelo tratamento do mesmo);
???????? Uso de certos medicamentos (Quimioterápicos; Antidepressivos Tricíclicos; Esteroides anabolizantes, entre outros).
⚠️ É provável que a etiologia da infertilidade masculina seja identificada e tratada, mas, embora existam diversas causas para essa condição, há também os casos em que não é possível identificar a origem do problema.
O ideal é procurar o médico (a) urologista para que seja feito o seguimento adequado. Um dos exames solicitados na investigação das causas de infertilidade masculina é o espermograma, um exame laboratorial o qual mostrará a qualidade do sêmen.
???? Possíveis resultados do espermograma estão nas fotos abixo:
????Reforçamos a necessidade de acompanhamento especifico nos casos de investigação, e tratamento, da infertilidade de um casal .
Fonte: “Propedêutica Básica da Infertilidade Conjugal” – Protocolos FEBRASGO.
Esse post foi escrito pela acadêmica de medicina Najila Sandrin com orientação da Dra. Kadija Rahal.