Olá!
Já ouviu falar em Síndrome Urogenital? Condição comum entre as mulheres menopausadas, nesse post traremos o que você precisa saber sobre!
????As células da mucosa vaginal são dependentes de estrogênio, e a diminuição desse hormônio durante a menopausa causa a sua atrofia.
????Podendo manifestar-se com diversos sintomas, a Síndrome Urogenital cursa com o aumento do pH vaginal(passa a ser de 6-8), o que associado à atrofia do epitélio, aumenta a predisposição a infecções vaginais e urinárias de repetição.
????É comum sensação de ressecamento vaginal, desconforto e até mesmo dispareunia, que é a dor durante a atividade sexual.
???? Distúrbios urinários, além do aumento à predisposição de infecções urinárias, tais como urgência urinária, ardência urinária, incontinência urinária e polaciúria (aumento da frequência urinária com diminuição do volume), também podem estar presentes.
????O tratamento de escolha para a síndrome é com o uso de creme vaginal com estrogênio, porém as mulheres que não podem fazer o uso da terapia hormonal podem usar hidratantes vaginais. Para ambas os casos os tratamentos podem ser aliados a fisioterapia uroginecológica e realização de tratamentos utilizando tecnologia:
- laser;
- radiofrequência;
- ultrassom microfocado -HIFU-;
- eletromagnética-HIFEM-.
Esse post foi escrito pela acadêmica de medicina Najila Sandrin com orientação da Dra. Kadija Rahal.
Para conferir esse post no Instagram “Descomplica Gineco” clique aqui.