NOTÍCIAS

Trotula de Ruggiero: A mãe da ginecologia

Olá!

Você sabe quem foi Trotula de Ruggiero?

Na Salerno do século XII viveu Trotula de Ruggiero, referenciada como a primeira ginecologista do mundo. Nos papéis de médica e professora, compartilhou seu conhecimento nas áreas de fisiologia, anatomia e sexualidade femininas.

???? Tendo participação importante em diversos registros da época, escreveu dois tratados, sobre Ginecologia e Obstetrícia e Sexualidade Feminina. O mais famoso, intitulado de “De Passionibus Mulierum ante in et Post Partum”, do latim “O Sofrimento das Mulheres Durante e Depois do Parto”, foi dedicado ao período gravídico e puerperal onde é descrito que, apesar de o uso de anestésicos peri-parto ter iniciado apenas no século XIX,a Doutora Trotula já fazia uso de chás e outras medicações que amenizassem a dor da mulher.

????Temas como menstruação, concepção, gravidez, parto e puerpério estão presentes em seu segundo tratado, o “Trotula Maior”, sendo usado como referência em universidades europeias até o século XVI.

????????‍⚕️Uma médica muito à frente do seu tempo, suas pesquisas focavam tanto na prevenção primária quanto no manejo de emergências, desafiando à época, por exemplo, ao estudar causas masculinas na infertilidade conjugal.

Para conferir esse post no Instagram “Descomplica Gineco” clique aqui.

Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir