Olá!
Hoje vamos falar sobre a vacina do HPV, nossa aliada contra o câncer de colo de útero.
A infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV) é uma doença transmissível por mucosas, especialmente através da relação sexual, com manifestações distintas conforme os sorotipos.
Abaixo vemos as vacinas disponíveis contra a doença:
???? Os tipos carcinogênicos, em especial 16 e 18, são a causa de 99% dos casos de câncer de colo de útero, o terceiro câncer que mais atinge mulheres no Brasil excetuando-se o de pele não melanoma (INCA 2020), e também podem predispor a câncer de vagina, vulva, pênis, boca, laringe ou de ânus. Outros tipos manifestam-se como verrugas genitais, em especial 6 e 11, ou podem permanecer em latência.
???? Em países desenvolvidos, houve uma grande queda na incidência do câncer de colo de útero com campanhas de vacinação e de promoção ao uso de preservativo, o que infelizmente permanece um desafio nos países em desenvolvimento.
???????? O exame preventivo (ou Papanicolau) também é uma grande ferramenta na luta contra o câncer de colo de útero agindo no diagnóstico precoce e na eliminação de lesões precursoras, fique de olho!
Para conferir esse post no Instagram “Descomplica Gineco” clique aqui.
Esse post foi escrito pela acadêmica de medicina Mariana Hilgert, com orientação da Dra. Kadija Rahal.